4 Ps: letreiro com a letra P sobre a parede de uma casa, na Inglaterra. Photo by Alex Read on Unsplash

Teorias dos 4 Ps: na Gestão, no Marketing e na Inovação

Quando o jornalista que escreve este post teve contato, há muitos anos, com a Teoria dos 4 Ps, uma das mais conhecidas do Marketing, ele gostou de saber que a letra “P”, posicionada por toda a eternidade mais para o fim do alfabeto do que para o começo, fazia parte do nome de um conceito tão importante. Era uma questão de ego, é claro! Basta olhar para a letra inicial do nome dele e descobrir por quê.

Pois essa sensação de triunfo diante da relevância da letra “P” voltou ainda mais forte, quando ele assistiu, recentemente, ao curso online de Planejamento Estratégico do Veduca. Ele descobriu que não são só os “marqueteiros” que depositam tanta confiança nesta modesta coadjuvante do alfabeto. Também a Gestão Empresarial abraçou sua própria Teoria dos 4 Ps, e de maneira muito elegante.

Porém, o auge da surpresa desse repórter com a particular, pávida e proeminente primeira letra de seu nome veio quando, ao pesquisar na internet sobre esse tema, ele descobriu que uma disciplina fascinante, a Gestão da Inovação, havia incluído os 4 Ps entre suas formas de descrever como uma empresa pode gerar produtos e serviços inéditos. “Existem, então, três importantes teorias dos 4 Ps!”, ele pensou, maravilhado. Para alguém que se acostumou a estar sempre entre os últimos da lista de chamada, era como se fosse uma reparação histórica a uma injustiça do idioma! O “P” tinha, finalmente, seu valor reconhecido!

Orgulhoso, ele resolveu compartilhar com o mundo uma breve explicação sobre cada uma dessas teorias. Veja a seguir o que os 4 Ps significam nas áreas do conhecimento já mencionadas. A ideia é dar uma breve explicação sobre essa teorias e inspirar você, leitor, a saber mais sobre um ou vários desses assuntos.

Ao fim do texto, se quiser aprender de maneira mais estruturada a respeito dos 4 Ps da Gestão Empresarial, vale a pena assistir ao curso online de Planejamento Estratégico do Veduca, que, afinal, deu origem a esse empoderamento alfabético de um fã dos “Ps” que existem pelo mundo. Um curso cujo nome, aliás, não poderia começar por outra letra.

Os 4 Ps da Gestão Empresarial

Na Gestão Empresarial, os 4 Ps são um conceito bastante relacionado ao Sincronismo Organizacional. No post anterior do Blog do Veduca, explicamos o que significa essa ideia e por que ela é importante. Em poucas palavras, o Sincronismo Organizacional é “a necessidade de manter todos os níveis hierárquicos empresariais alinhados, para que o planejado no topo da organização seja viabilizado tanto em seus processos operacionais e corporativos quanto nos planos de ação das equipes da base da pirâmide”, como consta na apostila do curso online de Planejamento Estratégico do Veduca.

Isso significa que a estratégia definida pelo presidente da empresa e por seus diretores e conselheiros só será efetivamente colocada em prática se os gerentes e coordenadores que respondem para esses líderes de fato souberem como traduzi-la em processos e, além disso, se os técnicos que executam a operação, e equipe “do chão de fábrica”, compreenderem, cumprirem e apontarem melhorias para esses processos.

O Sincronismo Organizacional, portanto, pode ser visto como a afinação necessária para implantar as estratégias que a liderança da companhia define. Para que esse alinhamento ocorra, os gestores da empresa precisam garantir o bom funcionamento de quatro aspectos: planejamento, processos, pessoas e projetos. São esses os 4 Ps da Gestão Empresarial.

Vamos saber um pouco mais sobre cada um.

Planejamento – Tem como guardião o nível estratégico da empresa, formado por presidente, diretores e conselheiros. Idealmente, consiste em estratégias desenvolvidas de forma metódica e recorrente, estruturadas em um plano que percorra toda a corrente hierárquica da organização.

Processos – São de interesse direto dos gerentes da organização. Os processos permitem que se extraia os resultados diretos do trabalho dos profissionais da companhia. Um elemento fundamental dos processos é a definição dos indicadores de desempenho, ou seja, dos critérios que definem o que é sucesso e como as equipes vão medir se estão fazendo corretamente seu trabalho.

Pessoas – A atenção às pessoas é um ponto essencial a qualquer companhia. No contexto dos 4Ps, esse aspecto é visto, por exemplo, sob a ótica da necessidade de os gerentes estarem preparados para se relacionarem de forma eficiente com seus subordinados, o que inclui aspectos como capacidade de motivar e influenciar, capacidade de negociação, ética e persistência para atingir objetivos.

Projetos – Materializam o plano de ação. Na perspectiva atual do Planejamento Estratégico, a empresa deve treinar seus líderes de projetos para que tenham as habilidades de um agente de mudanças, de forma que eles ampliem constantemente as capacidades da equipe envolvida na iniciativa de resolver os desafios que se apresentam.

A apostila do curso online de Planejamento Estratégico do Veduca traz outras informações sobre os 4 Ps da Gestão Empresarial e sobre uma série de outros conceitos fundamentais para quem quer se desenvolver nessa área. Os vídeos do curso também despertam reflexões e abordam exemplos que podem ser muito úteis para os profissionais interessados em crescer na carreira. O curso é ministrado por Walter Gassenferth,  mestre em Administração pelo IBMEC e professor dos programas de pós-graduação do IBMEC, da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Dom Cabral.

Os 4 Ps da Gestão da Inovação

A Gestão da Inovação é uma disciplina criada a partir da percepção de que o processo pelo qual as companhias criam inovação é “organizável e gerenciável pela empresa e por seu ecossistema (parceiros, concorrentes e agências de Estado, por exemplo)”. Dessa forma, sendo possível e desejável estruturar esse processo, começaram a surgir conceitos e práticas que permitiram fazer isso da melhor maneira.

No curso online sobre Gestão da Inovação do Veduca, o professor Mario Sérgio Salerno, titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, explica que as empresas que inovam contam com um efeito positivo sobre seu crescimento, seu faturamento e os salários de seus funcionários. Por isso, fomentar a inovação é fundamental para as companhias.

Entre as diversas teorias criadas pelos pesquisadores da Gestão da Inovação, uma das que têm chamado mais atenção, em especial de empreendedores que desejam aprimorar a criação de valor em pequenas empresas, é dos 4 Ps. Essa perspectiva propõe a existência de quatro áreas de decisão que o gestor precisa considerar, para fazer escolhas que levem ao desenvolvimento de novidades nos produtos e serviços que a organização oferece. Veja a seguir quais são essas áreas.

Propósito – A inovação deve trazer ganho de receita ou redução de despesas. O profissional responsável pela equipe deve pensar se uma potencial inovação traria algum desses dois ganhos e definir claramente como essa novidade contribuiria com o desempenho da empresa.

Processos – Existem diversas comparações ou metáforas para explicar que redes de atividades podem contribuir para que as inovações nasçam e se concretizem, como o Funil da Informação. Cabe ao empreendedor escolher que processo utilizar em sua empresa.

Pessoas – A teoria dos 4 Ps propõe que uma empresa deve contar com uma boa combinação de perfis entre pessoas empreendedoras, as que percebem oportunidades, e pessoas gestoras, aquelas que transformam conceitos em resultados mensuráveis.

Políticas – Diz respeito às condições que a companhia cria para garantir que pessoas, processos e propósito se combinem e transformem-se em inovação. Entram nesse conjunto as políticas de contratação, remuneração e parcerias.

O blog Close to Some publicou um post completo com mais informações sobre os 4 Ps da Gestão da Inovação para pequenas e médias empresas (PMEs), incluindo um documento elaborado por Marcelo Nakagawa, professor e coordenador do centro de empreendedorismo do Insper. Esse post traz, inclusive, uma ferramenta que qualquer pessoa pode usar para entender os 4 Ps na prática e, a partir desse quadro conceitual, fazer escolhas adequadas à sua realidade. As definições acima para cada um dos 4 Ps vieram desse material.

Os 4Ps do Marketing

A Teoria dos 4Ps mais conhecida, entre as três que listamos nesse post, sem dúvida é a do Marketing. Como explica Hugo Rocha no blog do site Klickpages, essa perspectiva foi proposta pelo professor Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing“, lançado em 1960, mas ganhou mais força quando o papa do Marketing, Philip Kotler, ajudou a espalhar o método.  

Ela consiste em quatro variáveis que definem o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing. Veja abaixo quais são esses  fatores, em definições informais, mas baseadas na teoria popularizada por Kotler.

Produto – Precisa atender as necessidades dos clientes. Para chegar à definição do produto certo, o responsável pela execução da estratégia deve se questionar sobre que necessidades o produto satisfaz, que qualidades ele têm, como se diferencia dos concorrentes e como será usado pelo consumidor, entre outros aspectos.

Preço –  Em poucas palavras, consiste em identificar quanto o cliente está disposto a  pagar pelo produto ou serviço em questão.

Praça – Diz respeito ao quanto o produto é acessível aos clientes. Envolve questões como a logística de distribuição, a definição das regiões geográficas onde o produto ou serviço será oferecido e o local onde os consumidores preferem usufruir do que a empresa está vendendo.

Promoção –  É a maneira como a empresa informa potenciais consumidores sobre seu produto e, sobretudo, como convence seus clientes.

Ficou interessado em saber mais sobre alguma dessas Teorias dos 4 Ps?

Este post compartilhou algumas definições sobre os 4 Ps em diferentes disciplinas.Você se sentiu inspirado a conhecer melhor algum desses temas? Que tal procurar livros e sites de autores de referência nessas áreas de estudo?

Outra forma de aprender com fontes confiáveis e de maneira bem amigável é  fazer um curso online, como o de Planejamento Estratégico do Veduca.

Confira também os links abaixo.

  • O canal do YouTube Briefmarketing publicou uma entrevista antiga, mas ainda muito interessante, com Philip Kotler, um dos autores mais marcantes do Marketing e reponsável pela popularização dos 4 Ps dessa disciplina. Ele aborda temas como a missão do Chief Marketing Officer (CMO) nas empresas. Veja abaixo.

Compartilhe este post:

Sem comentários