Professores da USP: Cidade Universitária

Seis professores da USP que ministram cursos online

Estudar com professores da USP é um privilégio. Uma das instituições de ensino de maior prestígio da América Latina, a Universidade de São Paulo admite anualmente menos de 7% dos candidatos que prestam seu vestibular – na edição 2018/2019, 128 mil candidatos disputaram 8362 vagas da Fuvest, considerada uma das provas mais difíceis do Brasil, quanto à proporção candidato/vaga.

Porém, graças ao avanço dos cursos online, estudantes e profissionais já podem se beneficiar do conhecimento e da experiência de alguns dos mais renomados professores da USP sem sair de casa. No Veduca, seis dos dez cursos oferecidos pela plataforma são ministrados por professores titulares da universidade. Todos eles são reconhecidos tanto pela sua atuação na graduação e na pós-graduação quanto por sua participação em pesquisas ou pela publicação de livros de referência no Brasil, em suas disciplinas de especialidade.

A USP ocupa atualmente a segunda posição no ranking das melhores universidades da América Latina, publicado pela revista britânica Times Higher Education. Superada apenas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2018 e em 2017, a Universidade de São Paulo liderou o ranking, em 2016 e 2015, e há muito anos aparece entre as cinco melhores.

Outro levantamento importante para o setor universitário, o do site QS, apontou a USP como a segunda universidade latino-americana mais relevante em 2018, logo atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Também no Ranking Universitário Folha das melhores universidades do Brasil, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, a instituição de ensino paulista fica bem posicionada: a USP encabeça a lista, que leva em conta indicadores de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

No caso do curso de Administração, ao qual estão vinculados vários dos professores que ministram as aulas disponíveis no Veduca, o desempenho da USP também é dos mais elevados. O Ranking Universitário da Folha classifica a instituição como a primeira do país em relação à avaliação dos professores, empatada com a FGV-SP. A universidada também lidera a lista nos quesitos qualidade do doutorado e do mestrado em Administração, em conjunto com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, e reina sozinha no critério avaliação do mercado.

Curso online democratiza aulas de professores da USP

Professores da USP: pessoas circulam pela Cidade Universitária
Cidade Universitária, na capital paulista: professores da USP que ministram cursos online são referências em ensino e pesquisa. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Com avaliações tão positivas da Universidade de São Paulo, os cursos do Veduca estrelados por professores da USP acabam ficando sempre entre os mais acessados da plataforma. Estudantes e profissionais que querem desenvolver suas habilidades encontram no formato online a oportunidade de aprender conteúdos úteis para a carreira de forma prática e econômica.

Os vídeos podem ser visualizados a qualquer momento, o ritmo de aprendizado é definido pelo próprio aluno e os materiais didáticos de apoio, apostilas que os estudantes podem consultar quando quiserem, contribuem para que o aprendizado por meio de cursos online seja bastante acessível, inclusive para quem já trabalha o dia inteiro e tem pouco tempo disponível.

O preço também é um fator fundamental para a popularidade dos cursos com professores da USP: eles custam 49 reais cada. Por mais 29 reais, o aluno pode se submeter a uma prova online e, se passar, recebe um certificado virtual de conclusão, que é usado para enriquecer o currículo e comprovar horas de atividade complementar, uma exigência cada vez mais frequente em cursos de graduação ou pós-graduação.

Ficou interessado em se inscrever nas aulas? Conheça a seguir os professores da USP que ministram os cursos disponíveis no Veduca.

Professores da USP e seus cursos no Veduca

André Fischer, do curso online de Gestão de Pessoas

Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Fischer é também mestre em Ciências Sociais, consultor de empresas e coordenador de projetos de pesquisa e consultoria da Fundação Instituto de Administração do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep).

No curso online de Gestão de Pessoas, o professor aborda temas como as mudanças no perfil dos chefes das equipes, no ambiente corporativo e a necessidade das companhias de contar com bons administradores de times multidisciplinares, com talentos e personalidades diferentes.

O curso é indicado para quem quer conhecer e refletir sobre “os desafios para ser um excelente líder no século XXI”. O vídeo abaixo é uma amostra do que você poderá aprender com as aulas do professor Fischer.

Daniel Amaral, do curso online de Gestão de Projetos

Livre-docente do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, Amaral atua desde 1997, no desenvolvimento de métodos de projeto e de gestão de projetos. Ele é autor do livro Gestão de Desenvolvimento de Produtos, uma referência na área. Os resultados de suas pesquisas foram premiados pelas instituições Project Management Institute, International Project Management Association e Harold Kezner International Institute of Learning. O professor também publicou artigos nos principais periódicos da área, incluindo o Sloan Management Review e o International Project Management Journal .

No curso online de Gestão de Projetos, Daniel Amaral e Marly Monteiro (veja o currículo da professora mais abaixo) explicam práticas e conceitos básicos sobre o tema, como os caminhos para definir escopo, cronograma e gestão de valor dos projetos. São 45 horas de curso, em uma abordagem completa e bem estruturada.

O curso é indicado para quem quer “aprender tudo o que precisa para administrar com sucesso um projeto, por meio de duas formas diferentes de gerenciamento: Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e Gestão Ágil de Projetos.

Hélio Janny Teixeira, do curso online de Fundamentos de Administração

Mestre e doutor em Administração pela FEA-USP, Janny atua principalmente nos seguintes temas: administração geral, administração pública, gestão pública e gestão de projetos. Ele também é autor de livros sobre esses tópicos, como Da administração geral à administração escola, que busca revalorizar o papel do diretor de escola pública, e Remodelando a Gestão Pública.

No curso online de Fundamentos de Administração, Janny oferece ferramentas práticas para pessoas interessadas em serem boas gestoras, além de ampliar sua visão sobre a história do pensamento administrativo e as principais características da gestão contemporânea.

O curso é indicado para quem quer “compreender seu papel dentro das organizações  e conhecer as diferentes teorias e metodologias que embasam o processo administrativo”. Assistindo ao vídeo abaixo, dá para ter uma boa ideia dos temas abordados.

Joel Souza Dutra, do curso online de Liderança

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Dutra é professor livre-docente da FEA-USP, onde ministra na graduação e na pós-graduação, e coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep-FIA)  da USP. Atuou como consultor, coordenando projetos nas áreas de planeamento estratégico, estrutura e desenvolvimento organizacional e sistemas de gestão de Recursos Humanos. Também é autor de livros como Avaliação de pessoas na empresa contemporânea e Gestão de pessoas – modelos, processos, tendências e perspectivas.  

No curso online de Liderança, que tem carga horária total de 45 horas e nove horas de vídeo, o professor joga luz sobre aspectos-chave para para um líder corporativo, como organização do trabalho em equipe, definição de responsabilidades e métricas de sucesso, estímulo a pessoas com diferentes competências e desenvolvimento de profissionais.

O curso é indicado para quem quer “desenvolver sua liderança e usar de seus conhecimentos e habilidades para alcançar suas metas em equipe”. Que tal se inspirar no vídeo abaixo e depois acessar o curso?

Mario Sergio Salerno, do curso online de Gestão da Inovação

Professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, Salerno é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializado em Inovação Tecnológica de Desenvolvimento pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Ele ainda fez pós-doutorado no Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés da École Nationale des Ponts et Chaussées, na França. É autor do livro Gestão da inovação mais radical.

No curso online de Gestão da Inovação, o professor discute abordagens para gerenciar e organizar processos de inovação e despertar questões pertinentes à era da informação. Ele também trata de aspectos como a seleção e o financiamento de ideias, além da administração de contingências em projetos inovadores.

O curso ministrado por Salerno é indicado para quem quer “compreender conceitos como inovação incremental, inovação radical e gestão de incertezas”. Saiba mais no vídeo abaixo.

Marly Monteiro, do curso online de Gestão de Projetos

Professora titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, Monteiro atua na graduação e na pós-graduação. Coordenadora do Laboratório de Gestão de Projetos (LGP/USP) e do Curso de Especialização em Gestão de Projetos da USP. Ela também é autora de 12 livros publicados no Brasil e no exterior, como Gestão de serviços: casos brasileiros, e de vários artigos divulgados nos principais periódicos da sua área de especialização. A professora tem mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ela ministra o curso do Veduca em conjunto com o professor Daniel Amaral. Assista abaixo a um vídeo rápido sobre esse curso

Saiba mais sobre professores da USP que ministram cursos online

Veja aqui o catálogo de cursos online que o Veduca oferece. Os professores da USP formam a maioria dos docentes.

Compartilhe este post:

Sem comentários