Os melhores podcasts: garoto com fone de ouvido

Os 12 melhores podcasts para se informar bem

Os melhores podcasts podem ser tão bons para quem quer se informar sobre o mundo quanto os melhores livros, revistas ou sites.

A afirmação é polêmica, sabemos, mas esse é o tanto que nós, do Blog do Veduca estamos gostando de podcasts.

Nos últimos três anos, ótimos canais brasileiros surgiram ou se consolidaram, o que ajudou a impulsionar um grupo de ouvintes mais amplo e fiel.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, divulgada no fim de 2018, cerca de 40% dos ouvintes de podcast no Brasil que responderam ao levantamento online da associação aderiram a esse formato de comunicação somente a partir de 2016.

Embora não exista uma estimativa do público dos podcasts no país, a percepção de quem acompanha o tema é que o Brasil está seguindo uma tendência global: a de que a adesão aos podcasts venha na esteira da diversificação dos conteúdos disponíveis.

Nesta matéria do site Nexo, o jornalista José Orenstein, ele mesmo um participante frequente de um dos melhores podcasts informativos do Brasil, o Durma com Essa, conta um pouco dessa história.

Basicamente, os podcasts vinham crescendo entre públicos de nicho, graças à liberdade que esse formato propicia a quem quer abordar temas específicos demais para ganhar a “mídia tradicional”. Até que em 2014, um podcast em inglês contando a investigação dos assassinatos cometidos por um serial killer estourou em popularidade e rompeu os “clubinhos”.

Desde então, podcasts voltados a um público amplo passaram a fazer sucesso, nos Estados Unidos, e a onda se propagou por outros países, inclusive o Brasil.

Este post da agência Nov3 estima que, em 2016, existiam mais de 1400 podcasts no país, número que deve ter aumentado bastante desde então.

Esta edição do Braincast, um dos melhores podcasts sobre comunicação, publicidade e entretenimento, chegou a cravar que 2018 foi o ano do podcast no Brasil. Entre os indícios que eles apresentam, um deles é o aumento da variedade de autores de podcasts e de movimentos pela popularização do formato.

Para aproveitar essa fase de multiplicação dos bons conteúdos, o Blog do Veduca preparou a lista abaixo, com os melhores podcasts para você se manter bem-informado.

Antes de seguir para a lista, porém, vamos entender um pouco mais sobre como funciona um podcast? Quem já é pró nesse assunto pode pular pra as nossas indicações, ok?

O que é podcast e como ouvir

Audição atenta e olhar curioso sobre o mundo: podcasts dão ao ouvinte a chance de se aprofundar em temas variados e de escolher quando e onde escutar notícias.

Entre as várias explicações já disponíveis na internet sobre o que é podcast, a nossa preferida é esta abaixo, do site Mundo Podcast.

O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio”.

Uma das formas de se ouvir um podcast é acessar um dos vários sites que reúnem conteúdos nesse formato. Esta página do TechTudo lista as plataformas mais conhecidas, entre elas, Spotify, SoundCloud e Stitcher.

Os 12 melhores podcasts para se manter bem-informado

Vamos, então, à nossa lista.

Nossos critérios para escolher os melhores podcasts informativos foram a credibilidade do veículo ao qual o podcast está ligado, a qualidade das pautas escolhidas e a profundidade das análises do canal. Confira a seguir.

Café da Manhã

O que é: É o podcast diário da Folha de S. Paulo. Entra no ar logo pela manhã, com a repercussão dos principais acontecimentos do dia anterior. Frequentemente, os apresentadores do Café da Manhã convidam os próprios jornalistas da Folha para fazer uma análise que vá além do factual, ou seja, para explicar o contexto das notícias que esses mesmo repórteres e editores estão cobrindo.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque faz um resumo factual suficiente para você chegar ao trabalho a par do que está chamando atenção e ainda acrescenta um pouco de análise e discussão às duas ou três notícias mais importantes do dia.

Durma com Essa

O que é: De uma certa forma, esse podcast do site jornalístico Nexo é o complementar do Café da Manhã – enquanto o programa da Folha de S. Paulo prepara você para o dia, o canal do Nexo ajuda você a fazer o balanço do que aconteceu na cena política nas últimas 24 horas.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque contribui para colocar as loucuras diárias do Brasil em perspectiva, com bons resumos de questões complexas, mas sem simplificação excessiva.

Politiquês

O que é: Mais um podcast do Nexo, o Politiquês é como aquele seu amigo que sabe tudo sobre política. Ele explica como as instituições funcionam, faz relações históricas interessantes e compara o cenário brasileiro com o de outros países, mas sem fechar as questões com grandes certezas, pois afinal, trata-se de política.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque explica com muita clareza e com boa profundidade questões atuais da política, sem se limitar só ao factual. É o podcast para quem quer um pouco mais de contexto sobre tudo.

Ilustríssima Conversa

O que é: É o podcast do caderno Ilustríssima, da Folha de S. Paulo, que costuma ser o espaço do jornal para reportagens um pouco mais longas e densas. O Ilustríssima Conversa traz uma única entrevista por edição, sempre com o/a autor/a de algum livro que está sendo lançado. As conversas são interessantíssimas.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Embora esse não seja um podcast de notícias, as entrevistas repercutem temas atuais e ajudam a entender com profundidade os conceitos que permeiam todo o noticiário.  

#Globo

O que é: Se o Ilustríssima Conversa é o campeão em profundidade, o #Globo é imbatível em extensão de temas. Reúne pílulas de várias notícias que compõem o “cardápio” de temas que serão discutidos durante todo o dia. Você não vai descobrir muita coisa sobre um tema só, mas vai saber um pouco sobre os mais variados assuntos que estão em evidência.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque é rápido e objetivo. É como ler a primeira página do jornal: não permite que você analise muita coisa, mas dá a você o “resumão” da atualidade.

Cerimônia reúne representantes do povo em Brasília: alguns podcasts se especializaram em traduzir ou em tentar interpretar as notícias muitas vezes frenéticas da política brasileira.

Mamilos

O que é: Um dos podcasts mais conhecidos do Brasil, o Mamilos tem como lema “Jornalismo de peito aberto”. E é bem por aí: Juliana Wallauer e Cris Bartis discutem temas polêmicos com respeito e curiosidade. Elas fazem as perguntas que precisam fazer aos entrevistados, sem reverência excessiva, mas passando longe do tom falsamente combativo que caracteriza alguns podcasts e canais de YouTube.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque dá informação e contexto sobre temas polêmicos e faz você pensar ao mesmo tempo em que curte a conversa que está ouvindo.  

Estadão Notícias

O que é: É o “podcast da manhã” elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Repercute as notícias do dia anterior ou as que estão para ser abordadas nos próximos dias. Não é rápido como o #Globo ou o Café da Manhã, por isso, eles têm mais tempo para abordar as pautas do momento com um pouco mais de nuances.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque o apresentador do podcast, Emanuel Bonfim, entrevista os nomes do Congresso ou do governo que podem explicar em primeira pessoa o que está acontecendo na política, além de trazer ângulos criativos para temas que já foram bastante explorados por outros veículos.

Foro de Teresina

O que é: O podcast de política da revista Piauí reúne três jornalistas com uma baita experiência – Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar – em um conversa descontraída, para contextualizar o cenário político da semana.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque os apresentadores do podcast analisam o cenário atual com a cancha de quem cobre política e economia há pelo menos duas décadas e ficou “cascudo” – ou seja, ingenuidade e visões razas passam longe desse bate-papo.

Xadrez Verbal

O que é: Mais um podcast que repercute os fatos da semana. O que diferencia o Xadrez Verbal de tantos outros canais é a extensão do programa (prepare-se para três horas de conversa, mas vale a pena!) e o foco sobre o noticiário internacional. Além disso, os apresentadores conseguem relacionar as notícias do momento tanto a fatos históricos bem específicos quanto a episódios de séries famosas ou a informações do mundo do esporte.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque traz uma perspectiva histórica interessante e uma contextualização rica sobre as notícias do “caderno internacional”. É para quem quer ficar um pouco mais nerd sobre o mundo.

Os pingos nos Is

O que é: Ligado à Jovem Pan, rádio que ficou marcada como um veículo mais à direita no espectro político, o podcast Pingos nos Is reúne analistas políticos e econômicos para repercutir as notícias do dia. Recomendável se você tiver um posicionamento semelhante ao da rádio.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque alguns dos comentaristas mais conhecidos e respeitados pelos eleitores de direita aparecem por lá com frequência, para opinar, debater e contextualizar o noticiário (veja abaixo o podcast mais à esquerda).

Viracasacas

O que é: Esse podcast traz análises do noticiário ou de fatos históricos que influenciam o mundo atual, sob uma perspectiva de esquerda. Os apresentadores discutem temas que vão da Reforma da Previdência e do pacote anticrime proposto pelo juiz Sérgio Moro a temas mais densos e permanentes, como a discussão sobre se a esquerda brasileira tem um projeto político amplo. Recomendável se você tiver um posicionamento semelhante ao dos apresentadores.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque as conversas são densas no tema, mas bem-humoradas no tom, e trazem reflexões importantes para os ouvintes que se identificam com a esquerda.

Panorama CBN

O que é: Fechando a lista, o Panorama CBN é o típico podcast para ouvir no carro ou no transporte público e garantir uma dose diária de hard news. O slogan deles, “as principais notícias do dia em menos de meia hora”, resume o espírito.

Por que está entre os melhores podcasts para se informar: Porque traz um equilíbrio entre profundidade e extensão, tem um ritmo agradável e uma seleção de temas que garante que você não será pego de surpresa, se alguem puxar uma conversa qualquer sobre as notícias do dia.

Veja outras opiniões sobre os melhores podcasts

  • No vídeo abaixo, o Tiago Tessman, que tem seu próprio canal no YouTube, recomenda alguns podcasts de humor, negócios ou “temas nerds” para quem quer dar uma relaxada.

Créditos das fotos

Compartilhe este post:
Bronca é diferente de feedback: desenho de um homem em uma explosão de raiva.

Sem comentários