Desafios do RH: auditório lotado

Desafios do RH estão cada vez mais ligados à aprendizagem

Quando as economias se interligam globalmente e os dados circulam a uma velocidade superior à capacidade humana de acompanhá-los, os desafios do RH passam a se concentrar na capacidade da equipe de aprender, de se adaptar e de selecionar o que realmente é relevante para o sucesso da companhia.

Em uma descrição livre, é essa a linha de raciocínio que o professor André Fischer desenvolve no curso online de Gestão de Pessoas do Veduca, ao falar sobre o papel dos profissionais de Recursos Humanos no contexto socioeconômico atual.

Nos vídeos do curso, Fischer aborda a Gestão de Pessoas de um ponto de vista bem abrangente. Seu percurso começa pela definição do que significa gerir pessoas e de como os modelos de gestão estratégica de Recursos Humanos evoluíram ao longo dos últimos dois séculos. Em seguida, ele avança para o papel do profissional de RH hoje. Ao entrar nesse assunto, o professor passa a descrever os modelos de Recursos Humanos (tema do post anterior do Blog do Veduca) e os desafios de quem trabalha nessa área.

Facilitar a aprendizagem é um dos principais desafios do RH atual

Nesse quadro, a relação dos profissionais com o conhecimento surge como questão central. Em uma era em que as tecnologias avançam permanentemente e as mudanças na sociedade se sucedem de forma acelerada, qualquer equipe precisa se atualizar o tempo todo. Mais do que  fazer bem seu trabalho, é preciso aprender a se adaptar rapidamente a novos cenários, pois a própria definição do que é fazer bem seu trabalho transforma-se o tempo todo.

Portanto, Fischer deixa bastante marcada a ideia de que, se realmente aprender a aprender é uma habilidade essencial às pessoas que formam uma empresa, então cabe ao profissional de RH facilitar e estimular uma relação eficiente das equipes com a aprendizagem. Essa seria uma das tarefas mais estratégicas desse departamento hoje.

Os vários aspectos da aprendizagem nas empresas

O professor começa, então, a descrever como o tema da necessidade de estimular a aprendizagem na companhia gera diferentes desafios do RH no contexto atual. Ele afirma que as pesquisas com profissionais de Recursos Humanos, no Brasil, apontam para três grandes aspectos, ou seja, três grandes desafios com os quais essa área precisa lidar.

Desafio 1: Gestão da mudança estratégica e da cultura

Consiste em apoiar a empresa em seu processo de mudanças estratégicas e de relacionamento da cultura da empresa com o ambiente em que ela atua.

“As empresas, hoje, passam por um processo contínuo de transformação. Estão sempre lançando um novo produto, buscando um novo nicho de mercado, dedicando-se à internacionalização ou modificando, às vezes  de forma radical, sua estrutura organizacional. Todas essas são mudanças estratégicas”, ele explica.

Boa parte dessas transformações implica questões culturais importantes. Por exemplo, como uma empresa que produz cimento no Brasil conseguirá operar nos Estados Unidos? Ou, então, como uma companhia brasileira de engenharia pode funcionar na África do Sul ou em Moçambique? A organização  precisa, nesses exemplos, saber trabalhar com seus valores e com sua cultura em um cenário diferente daquele ao qual as equipes estão acostumadas. Passa a ser fundamental conhecer a cultura e os valores do país no qual a empresa atuará e adaptar a forma de operar a esse novo contexto.

É um desafio do RH, nesses casos, apoiar a gestão da mudança e da cultura organizacional.

Desafio 2: Gestão da Educação Corporativa

No aspecto da educação corporativa, já não é suficiente, para o RH, propiciar treinamentos e capacitações meramente baseados na tarefa de preparar as pessoas para a realização de seu trabalho. Isso ainda é importante, claro, mas um passo além ter que ser dado: a área de Recursos Humanos deve planejar o processo de aprendizagem na empresa com base nas competências organizacionais da empresa.

Com base em dois exemplos que o professor menciona no começo do curso, podemos descrever a Gestão da Educação Corporativa da seguinte forma: para uma empresa como a 3M, que opera em um setor em que a inovação é uma competência essencial para a companhia sobreviver, o RH deve contribuir para que os funcionários desenvolvam habilidades como curiosidade, criatividade e proatividade. Já para o McDonald’s, que tem na padronização uma competência organizacional importante, cabe ao setor de Recursos Humanos encontrar maneiras de facilitar o desenvolvimento de habilidades como atenção, disciplina, agilidade e regularidade.  

Desafio 3: Gestão por competências

Esse desafio pressupõe submeter as pessoas  a um processo de avaliação das suas competências. A companhia busca saber, nesse caso, o que as pessoas entregam para a organização. Essa diferenciação entre as pessoas serve, segundo o professor, para “passar uma mensagem às pessoas sobre o que elas devem aprender” e em que pontos da aprendizagem devem concentrar mais esforços. Dito de outra maneira, o RH pode desenvolver treinamentos em grupo, por exemplo, para estimular habilidades que todos precisam desenvolver, mas também deve contribuir para um processo mais individualizado.

A resposta aos desafios do RH passam pela Gestão do Conhecimento

Esses três desafios do RH, como vimos, têm relação com a aprendizagem.

“Nas organizações que são mais competitivas, que vivem em ambientes mais turbulentos, as comunidades organizacionais estão sempre estimuladas a aprender mais e a produzir mais conhecimento”, diz o professor.

Para Fischer, é isso que nos permite concluir que a Gestão do Conhecimento é um aspecto essencial do trabalho da área de Recursos Humanos. Ele diz que, no universo corporativo, a Gestão de Conhecimento constitui-se como um movimento. Não se trata apenas de uma área ou de uma coleção de processos que o gestor implanta, como um fórum de debates ou uma comunidade de aprendizagem, por exemplo. A Gestão do Conhecimento consiste, isso sim, em uma mudança de comportamento que as empresas estão exigindo, por causa do ambiente cada vez mais competitivo.

Em resumo, os desafios do RH claramente estão mais e mais relacionados à capacidade dos profissionais de adquirir habilidades e aplicá-las, o que impulsiona a área de Recursos Humanos para um papel de indução a uma relação efetiva com a aprendizagem.

Sobre o curso de Gestão de Pessoas

André Fischer, que ministra o curso, é professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e também mestre em Ciências Sociais, além de coordenador de projetos de pesquisa e consultoria da Fundação Instituto de Administração do PROGEP, um centro de pesquisa e educação em Gestão de Recursos Humanos.

O curso disponível no Veduca tem duração de 35 horas, das quais 2 horas e 35 minutos são compostos por vídeos com aulas do professor – as demais são dedicadas ao estudo das apostilas que destrincham cada aula e ajudam o aluno a aprofundar e fixar o conteúdo.

Saiba mais sobre os desafios do RH atual

  • Neste post do Blog do Veduca, mostramos como o professor André Fischer aborda a evolução histórica da Gestão de Pessoas. Ele traça uma relação muito interessantes entre as transformações tecnológicas e sociais de cada período e a forma de as empresas lidarem com seus funcionários. Conhecer a História, é claro, ajuda a entender inclusive o presente, ou seja, como chegamos aos desafios do RH no mundo de hoje.

  • Neste artigo do site da Véli RH, a diretora-executiva da empresa em Santa Catarina, Flávia Kurth, explica sua visão sobre os desafios do RH contemporâneo.   

  • No vídeo abaixo, disponível no YouTube, Rodolfo Araújo, especialista em treinamento corporativo, oferece dados e análises sobre os desafios do RH.

https://www.youtube.com/watch?v=IkrvRDBgJas\

  • Não deixe de conhecer o curso online de Gestão de Pessoas disponível no Veduca, para saber como a discussão sobre os desafios do RH se relaciona com temas ainda mais amplos (e interessantes!).

Crédito das fotos:

Foto da chamada (pessoas sentadas em um auditório): Mikael Kristenson no Unsplash Veja essa foto aqui.

Compartilhe este post:

Sem comentários