Declaração do Imposto de Renda: ponto de interrogação em neon sobre uma parede preta.

Declaração de Imposto de Renda: como tirar dúvidas

Declaração de Imposto de Renda é um daqueles momentos em que muita gente procura pessoas próximas para tirar dúvidas que exigem conhecimento técnico. O primo que trabalha em banco, a sobrinha que é boa nas contas, todo mundo vira consultor.

Saiba mais sobre como fazer seu dinheiro render: conheça o curso online de Finanças Pessoais e Investimento em Ações do Veduca.

Só tem um probleminha: nem sempre esses palpites estão corretos. O preenchimento do IR exige um pouco de paciência, para pesquisar a forma correta de declarar ganhos e gastos, e rigor quanto à fonte das nossas respostas.

Aquela sugestão do tipo “acho que é assim, porque meu amigo teve um caso parecido e resolveu desse jeito” ou aquela busca na internet que resulta em três respostas diferentes podem provocar problema. A Receita Federal costuma ser rigorosa com falhas na declaração de Imposto de Renda, o que muitas vezes se traduz em prejuízo para o contribuinte que errou.

Para ajudar você a buscar informações nas fontes corretas, o Blog do Veduca preparou esse listão abaixo. O nosso SOS IR inclui os canais oficiais da Receita, que são sempre o caminho mais recomendável para eliminar dúvidas, mas também alguns sites e blogs conhecidos, que dispõem de seções especiais sobre a declaração de Imposto de Renda.

Esses sites podem ser uma solução para aqueles casos em que os materiais da Receita Federal não solucionam as dúvidas do contribuinte.

Aprender com os erros dos outros pode ajudar

Antes de listar os “materiais de apoio” ao IR, só queremos lembrar que o Blog do Veduca já publicou dois posts em 2019 sobre declaração de Imposto de Renda, para ajudar você a ficar em paz com o leão.

Neste post, o sócio da empresa Master Consultores, Nilton de Araújo Faria, explica como o contribuinte pode se organizar para preencher o IR. Ele lista os documentos que é preciso ter em mãos e dá orientações gerais sobre o envio do formulário.

Já neste outro post, Faria explica como você pode evitar os sete erros mais frequentes na hora de fazer a declaração de Imposto de Renda. Spoiler: alguns deles são esquecer de declarar a renda dos dependentes, atualizar indevidamente o valor de bens que você comprou há anos e, acredite, errar na digitação dos números. Quem nunca?

Definidos os caminhos para as informações básicas sobre a declaração de Imposto de Renda, vamos àquela lista esperta de meios para obter informações sobre situações mais específicas.

Onde buscar respostas sobre declaração de Imposto de Renda

Detalhe na fachada do prédio da Inspetoria da Receita Federal em Porto Alegre: se as dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda estiverem pesadas, você pode procurar as fontes oficiais.

1)   Perguntão da Receita Federal

Eis aqui a “Bíblia da Receita”, que todo contribuinte deveria ter por perto, na hora de se sentar diante do computador e preencher o formulário do IR.

Esse catatau é composto por 704 questões, agrupadas em mais de 40 temas. Além das respostas em si, a Receita disponibiliza exemplos, para facilitar a compreensão das regras mais complexas.

Pode parecer complicado encontrar a resposta às suas angústias em um material tão extenso, mas o Ctrl+F veio ao mundo para nos ajudar.

Você talvez conheça esse atalho, mas vale lembrar como funciona: quando você estiver com o Perguntão aberto na tela do seu computador, pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl e F (ou Command e F, se for um Mac). “F”, nesse caso, representa “Find”, que quer dizer “encontrar”, em inglês. Uma caixa de diálogo irá se abrir. Digite nessa caixa uma palavra ou várias que resumam o que você quer saber. Por exemplo, “dependentes” ou “mais de uma fonte pagadora”. O site irá mostrar todas as vezes em que essa palavra aparece no Perguntão. Pelo menos uma dessas ocorrências pode ser a solução para o seu problema.

Também existe, é claro, um caminho que funciona desde que os textos eram lidos só em formato impresso: o bom e velho sumário.

2)   Página da Receita sobre novidades na declaração de Imposto de Renda

Em contraste com as 278 páginas do Perguntão, a Receita também oferece uma página com menos de dez parágrafos, em que estão reunidas as informações sobre todas as novidades do IR 2019. Mesmo para quem já preenche o formulário há mais primaveras do que gostaria de admitir, vale a pena conferir o que mudou neste ano.

Entre as modificações mencionadas pela Receita Federal está a obrigatoriedade de declarar o CPF de dependentes e alimentandos de qualquer idade. Como explicou o consultor Nilton Araújo de Faria, neste post do Blog do Veduca, obter o número de CPF dos dependentes será, portanto, uma das medidas que o contribuinte deve tentar tomar com antecedência, para não se precipitar ao fazer a declaração de Imposto de Renda.

3)   Atendimento presencial da Receita Federal e de faculdades que apoiam o contribuinte

Como relata esta reportagem do UOL, a Receita Federal frequentemente organiza mutirões para atendimento presencial aos contribuintes que têm dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda.

Consulte aqui a lista de endereços das unidades regulares de atendimento da Receita em todo o Brasil, mas, atenção: antes de se deslocar a um desses locais, telefone antes à unidade de seu interesse, para saber se eles estão oferecendo o plantão de dúvidas. O endereço de atendimento especial para o IR pode nã ser o mesmo da agência.

Além disso, muitas faculdades públicas e particulares oferecem voluntariamente um serviço de apoio ao contribuinte. A Estácio, por exemplo, está orientando quem tem dúvida sobre a declaração de Imposto de Renda em unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Confira a página em que o UOL informa sobre algumas dessas instituições de ensino ou, se seu estado não aparecer na lista, tente contato por telefone com as universidades locais.

4)   Sites com seções especiais sobre IR

Vários dos mais conhecidos sites de notícias do país costumam criar seções especiais com perguntas e respostas sobre a declaração de Imposto de Renda. Muitos recebem perguntas dos contribuintes e buscam respostas com consultores especialistas em IR, capazes de esclarecer mesmo aquelas questões que são específicas demais para se encaixarem nas regras gerais que a Receita descreve em seus materiais. Confira a seguir alguns dos principais.

Exame.com – Uma equipe fixa de especialistas tem respondido as dúvidas compartilhadas pelo público.

InfoMoney – Os jornalistas do site entrevistam especialistas em IR para esclarecer dúvidas que muitos contribuintes podem ter. Além disso, o site também organiza conversas ao vivo com especialistas, nas quais eles respondem às questões enviadas pelo público. Veja abaixo uma dessas conversas.

EstadãoA página especial sobre IR reúne reportagens do jornal e do site sobre o tema. Também leva dúvidas de leitores aos especialistas.

Folha de S. Paulo – O jornal fez uma parceria com uma empresa de consultoria, para que profissionais especializados respondam dúvidas dos leitores.

O Globo – O site organizou uma seção especial, com reportagens e vídeos sobre a declaração de Imposto de Renda. Em seu Facebook, o jornal também realiza conversas ao vivo com consultores.

G1 – O site aposta em uma série de vídeos com especialistas para atrair atenção dos contribuintes e oferecer um canal de resolução de dúvidas.

UOL – Oferece uma página com reportagens sobre a declaração de Imposto de Renda e outra para reunir respostas às perguntas mais específicas.

Quer mais informações sobre como cuidar do seu dinheiro?

Créditos das fotos

Compartilhe este post:

Sem comentários