Curso online de Gestão do Tempo: homem correndo em um aeroporto

Curso online de Gestão do Tempo mostra como se desenrolar

Para ajudar quem precisa se desenrolar, o Veduca está lançando o curso online de Gestão do Tempo.

Composto por aulas em vídeo e textos de consulta, o curso é apresentado por Luiz Buono, CEO da Agência Fábrica.

No curso, ele analisa alguns dos comportamentos mais comuns ligados à má administração do tempo, como a procrastinação – o adiamento frequente dos compromissos – e explica as causas mais profundas desses hábitos.

Ele também compartilha definições e práticas de gestão do tempo que podem ajudar qualquer pessoa a organizar melhor sua agenda e a cumprir aquilo que se programou para fazer.

Gestão do Tempo é essencial no trabalho e na vida

Vamos dar uma olhada na trajetória que Luiz Buono percorre, no curso online de Gestão do Tempo?

Ele começa pelos conceitos de tempo individual e tempo coletivo. Buono explica que o ritmo de cada um pode ser diferente daquele ditado pelas pessoas do seu entorno e que é preciso encontrar uma forma de conviver harmoniosamente com essas diferenças.

Ele mostra que um fator importante nessa busca por equilíbrio é saber diferenciar o que é importante do que é urgente. Você saberia separar suas várias ocupações de acordo com essas caixinhas conceituais? Pode ser complexo, né? Mas, calma, que tem solução! Vamos ver mais sobre isso daqui a pouco.

Seguindo a linha de Buono ao longo do curso, ele também esclarece, logo cedo, que essas definições de urgente e importante não se aplicam só às tarefas que precisamos desempenhar por obrigação, mas a aspectos da vida pessoal, aos prazeres e aos sonhos.

Pensar a partir dessas duas categorias serve, na verdade, para avaliarmos o valor que damos a cada pedaço da vida e como essas peças se encaixam.

Por exemplo, se estar com a família é tão importante para muitos de nós, por que é frequente não conseguirmos encontrar tempo para essa convivência?

Provavelmente, porque estamos dedicados ao que é urgente: a entrega de um projeto, o prazo apertado que nos deram para um trabalho, as expectativas sociais que achamos que precisamos atender.

Fazer uma boa gestão do tempo, nesse sentido, significa conseguir encontrar tempo também para o que é importante, e não só para o que é urgente.

Fica claro, portanto, que a gestão do tempo é uma habilidade essencial não só para melhorar o desempenho profissional. Mais do que garantir que um relatório fique pronto no prazo, adotar boas práticas nesse sentido serve para colocar cada aspecto da vida em perspectiva e nos direcionar para aquilo que realmente queremos fazer.

Essa constatação também mostra que aprender sobre Gestão do Tempo não é só para as pessoas que estão sempre atrasadas.

Aquelas que todo mundo chama de “enroladas” certamente têm boas razões para se engajar nesse processo de reorganização, mas mesmo as que se orgulham de nunca perder um prazo podem se beneficiar de um balanço a respeito do quanto conseguem, de fato, usar seu tempo naquilo que é mais valioso para elas.

Como alinhar propósitos e organização do tempo

Buono apresenta, nos vídeos seguintes do curso online de Gestão do Tempo, algumas ferramentas poderosas para a organização da rotina.

A Matriz de Eisenhower, por exemplo, facilita o diagnóstico do que é mais importante e do que é mais urgente em nossas vidas. Tornar mais claras essas definições, sempre tão relativas, nos permite definir planos de ação concretos e, assim, realizar aquilo que queremos.

Outra ferramenta apresentada é a Roda da Vida, uma técnica para estimular a reflexão sobre o nosso propósito como pessoas, ou seja, aquilo que movimenta nossa existência e a que gostaríamos de nos dedicar mais.

Buono fala também sobre a Matriz Esforço-Impacto, um quadro voltado a hierarquizar as tarefas em função de quanto é preciso investir para que fiquem prontas e da diferença que vão provocar, se forem concluídas.

Para contextualizar o uso dessas ferramentas, o apresentador do curso online de Gestão do Tempo chama convidados como a fundadora do Dream Facilitation, Luiza Arcuschin, e o gerente de Marketing da Red Bull, André Oncken.

Eles relatam de que forma as ferramentas têm colaborado para uma boa gestão do tempo individual e também em suas equipes, o que contribui para o aluno ter uma dimensão da aplicabilidade dessas técnicas.

Procrastinação e dependência tecnológica na berlinda

Nas aulas seguintes do curso, Luiz Buono desenvolve as discussões sobre gestão do tempo e vai ampliando a “maleta de recursos” dos alunos.

Os módulos 2 e 3, por exemplo, são dedicados a discutir por que as pessoas procrastinam e a explicar a Equação da Motivação. Já os trechos 4 e 5 abordam as soluções para a procrastinação e detalham o método Fazendo Acontecer.

Como explica o próprio nome, essa ferramenta consiste na parte mais prática do curso online de Gestão de Tempo e colabora para a concretização de metas relevantes, mas que pareciam distantes demais.

Fechando o curso, o módulo 6, sobre Gestão do Tempo na Era Digital, convida o aluno a pensar sobre sua relação com a tecnologia.

A julgar pelo tempo que a maioria de nós costuma dedicar ao contato mediado pelas telas brilhantes do computador e do celular, o curso online de Gestão do Tempo, como não poderia deixar de ser, chegou na hora certa.

Em breve, vamos publicar aqui no Blog do Veduca novos posts sobre os módulos 2 a 6 do curso. Fique atento!

Saiba mais sobre o curso online de Gestão do Tempo

  • É só clicar aqui para conhecer o programa do curso, obter informações sobre pagamento e certificação e se inscrever!

  • Além do curso online de Gestão do Tempo, o Veduca oferece uma série de outros cursos sobre Gestão. Confira!

Gestão de Projetos

Gestão de Pessoas

Gestão da Inovação

Fundamentos de Administração

Liderança

  • Outro lançamento recente do Veduca é o curso online de Feedback. Apresentadas pelo próprio CEO do Veduca, Marcelo Mejlachowicz, as aulas trazem conceitos importantes para quem quer usar o feedback com mais efetividade e descrevem as principais técnicas para esse tipo de interação. Neste post do Blog do Veduca, você confere mais informações sobre o curso.

Créditos das fotos

Compartilhe este post:

Sem comentários