Fundamentos de Administração

Curso online de Fundamentos de Administração vai além de fordismo e taylorismo

Quem se matricula em um curso online de Fundamentos de Administração provavelmente espera aprender sobre a evolução histórica da disciplina, seus conceitos básicos e o significado de termos como “taylorismo” e “fordismo” (ambas são formas de organização da produção industrial que modificaram profundamente a gestão das empresas e o trabalho dentro das fábricas).

De fato, esses são pontos incontornáveis de qualquer abordagem sobre o tema. Porém, comparando-se os programas dos principais cursos online disponíveis no mercado, algumas diferenças entre eles saltam aos olhos. O curso online de Fundamentos de Administração do Veduca, por exemplo, traz todos os pontos essenciais sobre a História e os conceitos dessa área de estudos, mas destaca-se dos demais por três aspectos importantes: o currículo do professor responsável pelas aulas, o aprofundamento da discussão sobre por que a Administração e o administrador existem e, ainda, a aplicação do tema ao cenário brasileiro.

Estamos falando, portanto, de um curso que vai além do taylorismo e do fordismo, para estimular no aluno a reflexão sobre seu papel como gestor. Esse diferencial pode ser percebido na definição do tempo dedicado a cada tema. Já no primeiro módulo, o professor Hélio Janny Teixeira, docente associado e pesquisador da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), aborda “a Administração como processo, propósito, solução e ação”.

Ele também dedica um vídeo inteiro à explicação sobre os campos de aplicação da Administração (Estado, Mercado e Sociedade), algo incomum nos cursos de outros sites. Além disso, em outros dois vídeos, Janny se debruça sobre pontos-chave para o aprofundamento crítico da profissão: Ética e Ideologia.

Nesses dois capítulos, o professor lembra que a Administração é uma ciência social aplicada e, por isso, é permeada por valores e ações que têm impacto na vida das pessoas que trabalham na empresa e na sociedade como um todo.

“Muitas vezes, na Administração, a dimensão ética fica abandonada, porque muitos estudiosos acham que quem tem que estudar Ética são os filósofos, quem tem que estudar as grandes questões sociais são os sociólogos e, se são grandes brigas de poder, isso tem que vir da Ciência Política”, ele explica. “Porém, eu, como administrador, tenho que pensar que sempre é preciso considerar a questão ética nas relações de trabalho. Eu tenho que pensar quem se beneficia da boa administração”, diz Janny.

O professor lembra o caso da Enron, uma empresa americana de energia que fraudou seus relatórios e estimulou a compra de suas ações por meio da divulgação de resultados falsos. Ao mesmo tempo em que o valor das ações da companhia subia, os dirigentes da empresa vendiam os papéis de que eram donos, para se beneficiarem da valorização artificial que estavam incentivando. Essa conduta levou milhares de pessoas a perderem suas economias, gerou desconfiança no mercado como um todo, causou a falência de uma empresa de auditoria e provocou até mesmo o suicídio de uma pessoa.

Sede da Enron, em Houston, nos Estados Unidos: ética na Administração é uma questão cada vez mais importante para a saúde financeira das empresas e o bem-estar da sociedade.
Foto: Alex , no Wikimedia

Questões empresariais que envolvem uma dimensão ética muito clara, como a sustentabilidade e a transparência, ganham relevância cada vez maior, segundo o professor, diante de leis mais rígidas quanto a falsificações e irresponsabilidades e de uma sociedade com canais de controle mais acessíveis. Basta lembrar que qualquer pessoa que tenha um celular com câmera pode gravar e divulgar imagens que mostrem situações de desrespeito ao consumidor ou ao meio ambiente, por exemplo.

Nesse contexto, o administrador deve pensar nesses temas não só como cidadão, mas como profissional, já que seu trabalho provavelmente passará, cada vez mais, por situações que exigem um posicionamento ético claro. A Administração não é apenas um campo técnico, segundo o professor Janny, e atitudes éticas duvidosas podem cobrar um preço altíssimo das companhias.

Com relação à Ideologia, ele sugere aos alunos que observem como o contexto histórico e os diferentes interesses dos grupos sociais também têm impacto sobre o que acontece dentro das empresas. A mensagem é, basicamente, de que as organizações não existem como espaços isolados, por isso, o administrador também deve estar atento aos movimentos que ocorrem na sociedade e às influências disso sobre os trabalhadores, os consumidores e os gestores.

Curso online de Fundamentos de Administração traz exemplos reais

Um segundo diferencial do curso é o fato de o professor abordar casos de empresas de sucesso no Brasil e no mundo, uma forma de aproximar os conceitos teóricos da realidade do alunos e de inspirar o interesse pelas discussões que ajudam a mudar os rumos da gestão das companhias. O curso online de Fundamentos da Administração do Veduca dedica um módulo inteiro a discutir esses exemplos.

Janny Teixeira descreve algumas das inovações marcantes promovidas por empresas e por pesquisadores da Administração no anos 1980, 1990 e no século XXI. Nesse último período, por exemplo, uma das modificações relevantes, segundo ele, se deu na forma de enxergar o papel dos líderes das companhias. O professor lembra que alguns estudiosos mais consagrados do mundo, nessa área de estudos, passaram a afirmar, por exemplo, que líderes humildes são mais eficientes do que os que cultivam grandes egos.

“Alguns autores propõem uma imagem: a de que o líder humilde, quando quer saber por que é bem-sucedido, olha na janela e enxerga os colaboradores, mas, quando a coisa vai mal, ele olha no espelho, para saber em que está errando”, exemplifica Janny.

Ele ainda inclui, como parte do curso, um vídeo dedicado a sugestões de livros sobre Administração, para que o aluno possa prosseguir seus estudos sobre exemplos de sucesso ou de fracasso nessa área.

Currículo do professor é o terceiro diferencial do curso online de Fundamentos de Administração

Por fim, um fator essencial para a qualidade do curso é o currículo do professor que o ministra. Hélio Janny Teixeira é mestre e doutor em Administração pela FEA-USP e, há muito anos, é pesquisador associado à faculdade. Ele também é autor de livros como Da administração geral à administração escolar, que busca revalorizar o papel do diretor de escola pública, e Remodelando a Gestão Pública.

A experiência e o conhecimento acumulados pelo professor ao longo da carreira dão uma solidez aos conceitos e aos exemplos trazidos por ele que dificilmente se encontra em alguns outros cursos sobre essa disciplina.

O curso online de Fundamentos de Administração ministrado pelo professor é composto por quase nove horas de vídeos, que são o fio condutor do estudo, e prevê uma dedicação de 60 horas para sua conclusão, o que inclui a leitura da apostila de apoio e a realização de testes de fixação do conteúdo.

Para se inscrever, é só acessar a página do curso e preencher um cadastro rápido. O preço do curso é de 49 reais, pagos pelo próprio site, e inclui apostila online, vídeos, testes e uma prova final. Quando aprovado, o aluno recebe também um certificado virtual, que pode ser útil tanto para estudantes que precisam comprovar atividades extracurriculares quanto para profissionais que desejam enriquecer seu currículo.

Veja a seguir um vídeo rápido sobre o curso e faça sua inscrição!

Compartilhe este post:

Sem comentários