Cursos curtos: passista beija outra no rosto.

5 cursos curtos para começar (e terminar) no Carnaval

Cansado dos amores que desaparecem na Quarta-feira de Cinzas – ao contrário da ressaca? O Blog do Veduca selecionou cinco cursos curtos, com duração máxima de 10 horas, para quem planeja passar o Carnaval tranquilo, em casa ou em algum lugar onde reinam o silêncio e o tempo livre.

Antes de falarmos dos cursos curtos, porém, é bom esclarecer que nós também somos fãs de Carnaval! Até já publicamos este post, sobre as iniciativas que buscam combater o assédio em blocos e festas. Por isso, se você está a fim de cair na folia, sabemos que os cursos podem esperar.

Agora, se você não está no clima “samba, suor e cerveja” e quer mesmo é sossego, o feriadão pode ser um bom momento para aprender algo útil para a carreira ou para a vida pessoal. Confira abaixo os cursos que você pode tranquilamente concluir nesses dias de folga, para voltar ao trabalho com todo o gás ou para sentir que usou seu tempo conhecendo melhor um assunto interessante.

Cursos curtos para tirar nota 10 no quesito evolução (da carreira)

Cursos curtos: homem observa bloco de Carnaval
Da janela de casa, homem observa tranquilamente o bloco de Carnaval passar: há boas opções de cursos para quem quer sossego no Carnaval.

Comunicação

Carga horária total: 10 horas

Tempo de vídeo: 1 hora e 2 minutos

Conteúdo: O curso apresenta os diferentes tipos de comunicação e explica como se comunicar na era digital. Também oferece dicas e técnicas para evitar os problemas mais comuns na troca de informações em ambientes profissionais ou pessoais.

Profesor: Quem ministra o curso é o CEO da Lume Consultoria e especialista em Comunicação com foco em carreira Luciano Oliva. Coach e palestrante, ele é graduado pela FACHA, membro da Sociedade Brasileira de Coaching e tem mais de 25 anos de experiência de Rádio e TV, em grupos como Jornal do Brasil, Record TV, SBT, Rede Transamérica e Jovem Pan.

O que dá para fazer além do curso: Com uma média duas horas e meia de vídeo e leituras, a cada dia do feriado prolongado, você conclui esse curso. Se você acordar às 10h da manhã todos os dias, dá para estudar durante a manhã, almoçar e passar a tarde inteira na praia, na piscina ou no parque.

Para se inspirar: No Blog do Veduca, já mostramos alguns aspectos que o curso online de Comunicação aborda. Nesta entrevista com a psicoterapeuta, pesquisadora e coach Fabiana Maia, co-fundadora do LAB*CNV e do Instituto Terra Luminous, entendemos como a Comunicação Não-Violenta, um dos tópicos dos vídeos, pode ajudar as pessoas a reconstruir relações abaladas pela polarização política (se elas tiverem vontade de reconstruir essas relações, é claro). Já nesta conversa com o consultor Paulo Sérgio de Camargo, palestrante e autor de livros sobre comunicação corporal, liderança e relacionamentos, soubemos como a Comunicação Não-Verbal, outro tema que Luciano Oliva aborda no curso online, é importante para construirmos melhores relacionamentos.

Planejamento Estratégico

Carga horária total: 5 horas

Tempo de vídeo: 24 minutos

Conteúdo: Importante para profissionais que lideram projetos e equipes ou que pretendem liderar, este que é o campeão dos cursos curtos (24 minutos de vídeo) proporcionará o estudo prático do processo responsável por gerar e implementar as estratégias empresariais, o planejamento estratégico. Também mostrará como gerar estratégias que estejam sincronizadas com as diversas camadas hierárquicas da organização.

Profesor: Mestre em Administração e com MBA em Gestão de Negócios, ambos pelo IBMEC, Walter Gassenferth é consultor de Treinamento Empresarial na área de Controle de Gestão. Ele também tem mais de 30 anos de experiência como executivo em grandes empresas do setor de telecom e é autor de livros como Gestão de Negócios e Sustentabilidade e Gestão Empresarial em Gotas. Atua como professor dos programas de pós-graduação do IBMEC, da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Dom Cabral.

O que dá para fazer além do curso: Você concluirá o curso, se dedicar uma média de uma hora e quinze minutos por dia do fim de semana prolongado. É quase o mesmo tempo que um episódio de uma série. Isso significa que você consegue dar aquela melhorada no currículo e também assistir a duas temporadas inteiras de Sex Education ou de Você, tudo no mesmo feriado.

Para se inspirar: Este post do Blog do Veduca explica por que as cinco horas do curso online de Planejamento Estratégico podem melhorar o seu desempenho profissional. Neste outro post, explicamos o conceito de Sincronismo Organizacional, um dos assuntos que o professor Gassenferth aborda no curso.

Cursos curtos para tirar nota 10 no quesito bateria (de temas sobre os quais você entende)

Cursos curtos: passista beija outra no rosto.
“Amiga, não tenho como agradecer por você ter me falado sobre aquele curso que eu fiz em poucas horas. Deu até tempo de desfilar!”, disse a passista, em nossos sonhos.

LGBT+: Conceitos e Histórias

Carga horária total: 6 horas

Tempo de vídeo: 1 hora e 25 minutos

Conteúdo: O curso oferece uma visão geral sobre questões que envolvem a sexualidade humana e a identidade de gênero. São apresentados conceitos e informações sobre quatro características – Sexo Biológico, Identidade de Gênero, Expressão de Gênero e Orientação Afetivo-sexual – e também sobre o significado da sigla LGBT+. As histórias de vida são um convite para que você amplie seu olhar de mundo.

Profesor: Este vídeo não tem professor, mas sim convidados e convidadas que generosamente compartilham com o público suas experiências enquanto indivíduos LGBT+. Alguns dos participantes são funcionários do próprio Veduca ou do Serasa Experian, que patrocina o curso.

O que dá para fazer além do curso: Uma hora e meia por dia do fim de semana prolongado já é suficiente para chegar à Quarta-feira de Cinzas com uma compreensão muito mais rica das diferentes formas que o ser humano tem de expressar suas identidades e orientações. Uma hora e meia é menos do que dura um filme. Sendo assim, dá tempo de fazer o curso e ainda ir ao cinema ver todos os vencedores das principais categorias do Oscar – um deles, aliás, o Bohemian Rhapsody, mostra a experiência de Freddie Mercury como mito da música, como membro do Queen e como homem LGBT+.

Ah, e tem um bônus: o curso é gratuito, graças ao patrocínio da Serasa Experian! Com o dinheiro que você vai deixar de gastar, dá para pagar pipoca e refrigerante para você e mais alguém!

Para se inspirar: Você sabia que só 0,5% do Congresso brasileiro é formado por pessoas declaradamente LGBT+? Este curso online gratuito do Veduca mostra por que isso importa. Na música, porém, a representatividade está aumentando: neste post listamos 15 músicas que contam diferentes aspectos da experiência LGBT+ no Brasil.

Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Carga horária total: 10 horas

Tempo de vídeo: 1 hora e 23 minutos

Conteúdo: Formulado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o curso aborda a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda. Entre as lições que você vai aprender estão o vocabulário básico de Libras, a partir do contexto cultural em que essa língua está inserida, o uso prático do alfabeto manual e noções sobre a linguística do idioma. Além disso, o curso também oferece informações sobre a legislação a respeito da Libras e a história dessa língua.

Professora: O curso é apresentado pela pedagoga Gabriela Oliveira, designer instrucional e roteirista do Veduca. Ela é empreendedora social e participa ativamente de ações voltadas ao desenvolvimento de comunidades de baixa renda e ao atendimento de crianças com deficiências, além de bailarina profissional. Também compartilham seu conhecimento no curso professores de Libras da Unisinos.

O que dá para fazer além do curso: São duas horas e meia de curso por dia de feriadão, contando com o tempo para estudar o material complementar. Dá para fazer o curso naquele horário pós-almoço, em que todo mundo está de preguiça, sem perder todos os outros programas para os quais você é convidado. É só pular o Faustão.

Para se inspirar: O curso online de Libras disponível no Veduca permite que você comece a falar a língua de milhões de brasileiros (uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que quase 10 milhões de pessoas no Brasil declararam não ouvir perfeitamente, mas nem todas falam Libras). Descubra neste post do Blog do Veduca como a Libras surgiu. Vale conhecer, também, a função do alfabeto manual na Língua Brasileira de Sinais, para chegar ao curso bem preparado.

Assédio Sexual: Prevenção e Combate

Carga horária total: 10 horas

Tempo de vídeo: 37 minutos

Conteúdo: O curso forma e capacita profissionais de todas as áreas para criar espaços livres de assédio sexual e seguros para todas e todos. Elaborado em parceria com a Women Friendly, startup que certifica empresas, bares e festivais que combatem o assédio sexual, o conteúdo aborda conceitos, práticas e depoimentos que ajudam a refletir sobre o essa forma de violência e os diversos caminhos para eliminar esses abusos.

Profesoras: Quem ministra o curso são as sócias da Women Friendly. Uma delas é Ana Addobbati, mestre em Marketing e Comunicação pela IE Business School, da Espanha. Com 10 anos de carreira em empresas como Natura, Alpargatas e Rio 2016, além de projetos realizados em mais de 40 países, ela é embaixadora das Chicas Poderosas no Brasil, rede com 5500 mulheres latinas empreendendo com mídia digital independente. Também é gerente da aceleradora New Ventures Lab. A outra sócia é Nathália Waldow, advogada com ênfase no Direito do Trabalho, formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Sócia da Waldow e Dutra Advocacia e Consultoria, ela é também cofundadora da Associação das Advogadas pela Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.

O que dá para fazer além do curso: A média de tempo dedicado ao curso, por dia de fim de semana prolongado, é de duas horas e meia. Você pode passar o dia com os amigos e, à noite, em vez de assistir qualquer coisa mais ou menos na TV ou perambular sem destino nas redes sociais, pode ligar o computador e fazer o curso, bem acompanhada por uma taça de vinho e um chocolate. Depois de concluir o curso, ainda dá tempo de compartilhar com as amigas, na Quarta-feira de Cinzas, suas reflexões sobre esse assunto.

Para se inspirar: O Blog do Veduca já publicou mais de 20 entrevistas e reportagens sobre assédio sexual. Você pode começar a explorar esse conteúdo pelo álbum de fotos que reúne dados e links para todos esses posts.

Conheça os cursos curtos – e também os mais longos -que o Veduca oferece

Créditos das fotos:

Foto da chamada: João P Faria – Importado de 500px (archived version) por the Archive Team. – Veja a foto aqui.

Garota com glitter no rosto e top com desenho de abacaxi: foto de Andrey Câmara no Unsplash Veja a foto aqui

Uma passista beija outra no rosto: foto de Quinten de Graaf no UnsplashVeja a foto aqui

Compartilhe este post:

Sem comentários